• PR+ Arquitetura

Sustentabilidade x Economia x Bem Estar no Varejo

Exceto por marcas já reconhecidas que tenham em seus valores, a sustentabilidade, no geral, não é sempre que esse foco é dado na área de varejo. Isso devido ao receio quanto ao aumento de custo na implantação, que em muitos aspectos, hoje é mais um mito que uma realidade. Mas os pontos a favor em se construir um espaço mais respeitoso com a natureza e com o ser humano podem trazer muitos benefícios também para sua marca e para o seu cliente!



1- Associar sua marca com Sustentabilidade – em todas as escalas de trabalho. Na loja Quem disse, Berenice? por exemplo, a empresa criou uma política de troca, as clientes juntam cinco embalagens usadas, e trocam por um produto novo. As embalagens usadas são encaminhadas para cooperativas de reciclagem homologadas.


Essa ideia também está presente em grandes marcas como a Apple por exemplo, que concede descontos na compra de um novo aparelho, caso o cliente devolva seu antigo, garantindo assim uma melhor forma de descarte.




2- Construir uma loja sustentável e explicar como ela funciona aumenta o engajamento do seu público com você e suas ideias. É o caso da Loja C&A a primeira loja do varejo de moda no Brasil com o selo LEED.


“Aspectos como ar-condicionado mais eficiente e consumo racional de água e energia fazem parte dos atributos da loja, além de um telhado verde com cerca de 640m² de vegetação, com árvores frutíferas e trepadeiras que integram a paisagem, reduzindo o efeito de ilha de calor e promovendo a biodiversidade. O telhado colabora com o isolamento térmico do edifício e diminui o uso do ar-condicionado, além de ter se tornado um espaço de convivência para os associados da loja.”


3- Espaços mais humanizados fazem com que o tempo de permanência seja mais longo e mais agradável.

Um bom artificio para isso é utilizar a vegetação como forma de trazer bem estar aos clientes. Além disso utilizar a natureza no contexto arquitetônico pode trazer grandes vantagens por conta de seu alto poder de adaptação. O verde não conflita com o visual da marca, e se adapta a qualquer ambiente, o verde é um elemento que trabalha os 5 sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, o que pode ser uma ótima ferramenta de marketing.



“Está cada dia mais evidente que os ambientes cinzas e monocromáticos podem levar o consumidor ao tédio. E essa sensação em hipótese alguma combina com os centros de compras. [...] A presença de elementos naturais no ambiente de compra inibe o tédio, e incentiva o cliente a gastar mais tempo e, consequentemente, mais dinheiro nos estabelecimentos. Aliás, quando bem selecionadas, as vegetações e suas representações diretas e indiretas, podem estimular o consumo dos clientes.”


4- Redução de recursos naturais é igual a redução dos gastos de energia

Utilizar a luz do sol para iluminar seu ambiente, pintar paredes de tons claros, dar preferência a modelos mais eficientes de ar condicionado, usando temporizadores e usar lâmpadas mais eficientes, além de contribuir para o meio ambiente, também ajuda a diminuir a conta de energia por exemplo.


Além disso, aposte em uma educação ambiental entre os funcionários, com diretrizes e metas a serem atingidas diariamente, o que pode consolidar os valores de sua empresa com a responsabilidade socioambiental.


Fonte:

https://www.verticalgarden.com.br/post/saiba-como-a-neuroarquitetura-pode-transformar-a-sua-vida

https://sustentabilidade.cea.com.br/pt-br/Iniciativas/Paginas/LojaEco.aspx

https://www.shawcontract.com/pt-br/design/ferramentas/blog/um-encontro-sobre-a-neuroarquitetura

https://www.brazilbeautynews.com/quem-disse-berenice-promove-o-uso-da-maquiagem-de,1430

https://www.rsdesign.com.br/espaco_arquiteto/impacto-da-arquitetura-na-saude/

https://www.verticalgarden.com.br/post/biofilia-gera-experiencia-para-consumidor-e-aumenta-receita-no-varejo

https://www.gbcbrasil.org.br/varejo-sustentavel-case-ca-certificado-leed-retail/



9 visualizações

PR+ ARQUITETURA & INTERIORES- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ALAMEDA IRÁE, 375- CJ 07  MOEMA, SÃO PAULO

TEL:5052-6496

  • Facebook
  • Instagram