• PR+ Arquitetura

Retrofit ajuda marcas a renovarem espaços físicos e pontos de contato

A arquiteta Ana Rodrigues explica como a tendência tem favorecido o varejo em tempos de crise.


O ambiente físico do varejo é o local onde as marcas desenvolvem um importante ponto de contato com seus consumidores. É por isso que o conceito de retrofit aparece como uma solução para ‘reciclar’ ambientes que precisam ser renovados. A arquiteta Ana Rodrigues, da PR+ Arquitetura & Interiores, fala sobre como essa tendência tem se tornado uma solução rápida e eficaz para as marcas aumentarem suas vendas com baixo custo de reforma.


O que significa retrofit?


O retrofit nada mais é do que um redesign, é uma reciclagem do ambiente da loja. Costumo dizer que o retrofit é como um refresh do ponto comercial e seu processo começa a partir da análise de toda a narrativa do ambiente. É nessa análise que estabelecemos alguns pontos que podem, com baixo investimento, serem reformulados para que assim possamos entregar uma loja renovada ao público. Essa entrega é feita através de novas propostas de cenografia, visual merchandising, planograma, setorização e comunicação, sempre de acordo com as necessidades identificadas no diagnóstico da análise inicial. Muitas vezes este tipo de projeto apresenta uma consequência muito positiva no resultado comercial da loja.


Como essa tendência vem ‘modernizando’ as marcas?


O retrofit se tornou uma excelente opção para modernizar lojas porque é um processo

rápido e que tem seu resultado diretamente refletido no faturamento do ponto comercial. Com ele exploramos novos formatos de comunicação, atualização da decoração e mobiliário e assim a loja fica totalmente repaginada e moderna em um curto espaço de tempo.


Por que uma marca deve investir em um projeto de retrofit?


É fundamental que todo comerciante sempre observe tudo aquilo que está sendo entregue aos seus clientes. Costumo dizer que, a partir do momento que se identifica uma queda nas vendas ou na entrega de uma experiência relevante ao público-alvo do seu negócio é que se deve apostar em um projeto de retrofit.

Também existem casos específicos, onde as marcas utilizam o retrofit como estratégia para manterem seus resultados sempre elevados. Ao longo dos anos já trabalhamos com algumas marcas assim e o resultado também é fantástico.


É sempre importante ressaltar que o ambiente físico do varejo é o local onde a marca desenvolve um importante ponto de contato com o seu consumidor, você pode até entregar seus produtos online, mas é no ponto físico que a experiência com a marca realmente se consolida.


Muitas vezes a marca ou o lojista também percebe que precisa renovar o espaço e essa revisão acaba sendo postergada ou até mesmo desconsiderada em função da necessidade de alto investimento em um projeto totalmente novo. É justamente aqui que entra o retrofit, trazendo a possibilidade da realização de algumas adequações com um investimento menor e um prazo mais reduzido.


Em quais situações as marcas procuram um projeto de retrofit?


Quando o modelo atual de loja não está trazendo um bom resultado em vendas ou está obsoleto em relação a uma mudança de posicionamento da marca, temos cenários propícios para a atuação com o projeto de retrofit. Antigamente, as marcas pensavam em mudanças de projeto de loja a cada 7 anos, aproximadamente. Nesta ocasião, a alternativa era simplesmente derrubar a loja, reformar todo o espaço e então, entrar com uma nova identidade.


Hoje, para a marca se manter atual, atrativa e dialogando com o seu consumidor, a necessidade desse processo de renovação é muito mais acelerado. Estou falando aqui de uma revisão de

conceito de loja a cada 2 anos. O retrofit também carrega essa proposta, é um formato

de viabilizar a renovação de um varejo que precisa reagir mais rapidamente. No entanto, a proposta deste tipo de projeto não se limita a casos, contempla todas as situações na qual uma marca, por qualquer que seja o motivo, precisa revisar o ponto de venda de forma a melhorar a experiência que está oferecendo ao seu consumidor.


As lojas físicas estão perdendo relevância diante dos consumidores?


Há algum tempo, em torno de discussões com relação a ascensão da tecnologia, existia a hipótese de que a loja física deixaria de existir. Hoje, o que vemos é um movimento praticamente inverso, não somente a loja física continuará existindo como sua existência foi resignificada de modo a ganhar mais valor. A grande verdade é que em meio a dúvida quanto a importância e relevância de canais de venda e contato com o consumidor, as marcas começam a querer entender o papel de cada um deles e o ambiente físico aparece como o coração da conexão entre marca e consumidor.


Uma loja não se restringe a exposição e venda de produtos, é o lugar onde a marca tem a possibilidade de envolver o seu consumidor em uma experiência, estabelecendo uma conexão emocional com o mesmo. Não há como negar a importância em trabalhar o ambiente de loja, mas deve-se entender o papel dela e integrá-lo aos demais canais da marca, para que se complementem e haja a entrega de uma narrativa única e verdadeira em todos os pontos de contato com o consumidor.


Quais características da marca que você procura antes de desenvolver um projeto retrofit?


Não somente no caso de retrofit, para o desenvolvimento de qualquer projeto em parceria com os nossos clientes, partimos de um trabalho de branding para entender o posicionamento da marca, como estabelece o contato com o seu consumidor, etc.


Muitas vezes o nosso trabalho entra de modo a reparar alguma falha que existe nessa construção de marca como, por exemplo, quando passamos a dar um tom de voz para a marca dialogar com o seu consumidor a partir da comunicação que estabelecemos dentro do ponto de venda. Quando tratamos de um projeto de retrofit, precisamos entender o motivo pelo qual existe a necessidade de mudança. Não necessariamente a marca traz um diagnóstico e, inclusive, os projetos partem do nosso próprio diagnóstico, visitamos as lojas da marca e analisamos tecnicamente o que deverá ser reparado e como podemos atuar para tais mudanças.


O investimento costuma ser alto ou baixo?


O custo do projeto de retrofit varia em função do tamanho da loja, do nível de profundidade em que vamos atuar - em alguns casos há apenas a necessidade de revisão da comunicação em loja, em outros atuamos na refação de planograma e expositores, por exemplo. O que torna este modelo de projeto um grande atrativo para as marcas é a possibilidade de obter o resultado almejado a partir de um investimento inferior ao de um projeto que se inicia do zero, buscamos aproveitar ao máximo e de forma inteligente a estrutura já existente na loja atual, visando um baixo custo. Projetos de retrofit tem custos que variam de 5 a 20% do valor de uma reforma de loja completa e apresentam o mesmo resultado visual final.


É uma tendência passageira e que veio para ficar?


Quando pensamos na questão macro do crescente volume de informações produzidas e um mundo cada vez mais acelerado, consideramos que, para uma marca se manter atual, será cada vez mais constante a necessidade de revisão do conceito de sua loja e, nesta medida, só enxergamos um cenário para acreditar não se tratar de uma tendência passageira, muito pelo contrário, a ideia de dar um refresh ao invés de pensar um novo projeto de loja do zero, ganha forças a cada dia.


Quais as principais tendências que você tem observado para o varejo nos próximos meses/anos?


Como falamos até aqui, o ambiente de loja vem ganhando valor na medida em que possibilita uma importante conexão entre consumidor e marca e as tendências não fogem disso. Pontuo a seguir três tendências que permeiam justamente o objetivo de apoiar e potencializar a oferta de experiência que o consumidor encontrará na loja.


Versatilidade: No ritmo acelerado que vivemos, as lojas não somente precisam apresentar um novo conceito de tempos em tempos, precisam ser sempre muito versáteis, aptas a proporcionar um clima “fresh” a cada nova visita do consumidor. Aqui fica a importância de pensar em projetos que possam acompanhar esse movimento, como por exemplo, os diferentes perfis de consumo que uma mesma loja oferece em momentos diferentes, como durante a semana e durante o final de semana.


Se você está pensando em desenvolver um projeto de retrofit para o seu negócio, entre em contato conosco por e-mail (contato@prmaisarquitetura.com) ou telefone (11 5052-6496), teremos grande prazer em ajudá-lo.

13 visualizações

PR+ ARQUITETURA & INTERIORES- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ALAMEDA IRÁE, 375- CJ 07  MOEMA, SÃO PAULO

TEL:5052-6496

  • Facebook
  • Instagram