Alameda Iraé, 375 - Conjunto 7 - Moema - São Paulo/SP | e-mail: contato@prmaisarquitetura.com

  • PR+ Arquitetura & Interiores
  • PR+ Arquitetura & Interiores

PR+ Arquitetura & Interiores. Todos os direitos Reservados.

  • PR+ Arquitetura

Quanto custa reformar um apartamento?

Atualizado: 20 de Jun de 2018

Você vai fazer uma reforma em casa e quer ter uma ideia de quanto vai gastar? Então nossa primeira dica é: não confie em qualquer fórmula mágica disponível na internet, pois antes da obra começar só é possível obter uma estimativa dos custos totais da reforma e para que essa estimativa corresponda da forma mais fiel possível ao seu orçamento, é crucial o auxílio de um profissional.

Por que dizemos isso? Como você deve imaginar, os custos relacionados a reforma de uma casa ou apartamento variam de acordo com uma série de fatores como, por exemplo: o tamanho e as condições do imóvel, os profissionais contratados para a realização do projeto e execução da obra, os prazos e os materiais que serão escolhidos pelo cliente e utilizados ao longo do processo.


O que mencionamos acima são apenas algumas das muitas variáveis que estão intimamente relacionadas a uma reforma mas, para que você não fique sem nenhum referencial de valor, podemos dizer que o custo médio para a reforma completa de um apartamento, incluindo a troca de toda infraestrutura elétrica, hidráulica, o piso e a marcenaria, normalmente oscila de R$2.000 a R$4.000/m².


Por onde devo começar?


O primeiro passo para a realização de uma reforma é a contratação de um projeto de arquitetura. Nele deverão estar especificados todos os itens que envolvem a obra, desde o valor do pedreiro, gesseiro, eletricista, até o modelo do piso, quantidade de luminárias, cores e tipos de tintas que serão utilizados para decorar cada ambiente e etc. Com estas informações é possível ter uma estimativa de custos real e, partir dela, ir ajustando o orçamento de acordo com as vontades e necessidades do cliente.

Na PR+ Arquitetura e Interiores trabalhamos seguindo um cronograma com etapas bem definidas. Normalmente entregamos junto ao projeto uma planilha com orçamento de todos os itens, facilitando a tomada de decisões, o planejamento das compras e, eventualmente, a substituição de itens que, quando vistos individualmente, podem ter um valor atraente, mas no contexto geral, acabam sendo substituídos por similares de melhor custo-benefício.


VEJA COMO FAZEMOS


Mas e a mão de obra?

Os valores de mão de obra variam muito de região para região, assim como pela qualidade do serviço prestado e sua rapidez. Por este motivo, a contratação do serviço mais barato nem sempre é a garantia de um bom negócio.


Na PR+ Arquitetura e Interiores nós contamos com parceiros de confiança, homologados e que prezam pela excelência do serviço prestado. Com isso, evitamos dores de cabeça e surpresas desagradáveis e garantimos a satisfação dos nossos clientes que, se assim desejarem, sequer terão que se preocupar com a compra dos materiais de construção, nós prestamos todo o suporte necessário nesta etapa, assim como no pós obra, onde ajudamos a decorar os ambientes.

Você sabia que 70% do valor da obra pode estar relacionado a custos variáveis?

Os custos variáveis estão relacionados as escolhas do proprietário e com o auxílio de uma arquiteta, estes custos podem ser otimizados em diversos aspectos, afinal de contas, você não precisa saber em detalhes como um tipo de material se difere de outro e quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar um deles. Assim como, também não precisa saber onde são os melhores locais para se comprar artigos de iluminação, piso ou qualquer outra coisa do tipo, certo?


Vale a pena contratar uma arquiteta?


Como você pode observar ao longo deste post, somente um profissional de arquitetura tem conhecimento e experiência suficiente para orientar o cliente de forma adequada em cada etapa da reforma e seu auxílio vai muito além da fase do quebra-quebra. Com o auxílio deste profissional você evitará uma série de possíveis dores de cabeça que poderão estar relacionadas desde a compra de produtos ruins à contratação de profissionais mal qualificados e o melhor de tudo, deixará o seu imóvel do jeito que você sempre sonhou.


Em média o valor cobrado por um profissional de arquitetura para reformar um apartamento corresponde até 15% do valor final da obra. Vemos este valor como um investimento e não um gasto, até mesmo porque, quando falamos em obra, sabemos que sempre surgirão imprevistos e tendo um arquiteto responsável por resolver esses possíveis problemas, você não terá que perder o seu foco com algo que não faz parte do seu dia a dia e muito menos o seu dinheiro.


Quer reformar seu apartamento e ainda está com algumas dúvidas? Envie uma mensagem para nós, teremos grande prazer em ajudar: contato@prmaisarquitetura.com

184 visualizações