• PR+ Arquitetura

PREPARANDO O ESPAÇO PARA EVITAR A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS


Aproveitando o gancho da matéria passada, resolvemos fazer algumas dicas para adaptar seu espaço nesse período de isolamento, para torná-lo, mas saudável pra você e sua família. Algumas pessoas, por motivos de força maior, também estão frequentando seus locais de trabalho e esses também podem ser adaptados seguindo as dicas abaixo.

Com a ajuda do CAU @cau, que disponibilizou uma cartilha para ajudar na redução da disseminação do vírus, juntamente com algumas técnicas que conhecemos e utilizamos em nossos projetos e nos espaços que nós mesmas usufruímos (nossas casas e nosso escritório) segue uma lista de algumas coisinhas simples que todo mundo pode fazer.


ABRA AS JANELAS

Permita a circulação de ar. Ambientes fechados e com ar parado propiciam a propagação de vírus e bactérias, além de favorecer acúmulo de ácaros e germes responsáveis por alergia. Mesmo com a vinda do outono e aquele friozinho que entra por todas as frestas, não feche as janelas por completo, principalmente se houver muitas pessoas em um local só.


A ventilação natural além de evitar doenças principalmente respiratórias também favorece o conforto térmico e aumenta a qualidade do ar.

EVITAR AGLOMERAÇÃO EM ÚNICO ESPAÇO


E por falar em ... “se houver muitas pessoas em um local só”... evite essa situação mesmo dentro de casa. Se mais de uma pessoa estiver fazendo home office, distribuam-se dentro de casa.


No trabalho, o ideal é fazer rodízio de funcionários em férias e home office (o que muitas empresas estão de fato adotando). Dessa forma é possível distribuir as equipes melhor, de forma que o distanciamento fique maior, mesmo que os postos de trabalho sejam momentaneamente flexíveis e você tenha que abrir mão do seu cantinho personalizado.

Quando se trata de uma clínica ou espaço de saúde, espace as cadeiras de espera o máximo possível. Se tratando de mercados, farmácias, etc, organize as filas com correntes, cones, ou até demarcações no piso com fita crepe, de modo que as pessoas fiquem distantes o máximo possível umas das outras.

NÃO COMPARTILHE TOALHAS


Em casa, o ideal é cada um usar a sua toalha de rosto. No trabalho, se não houver papel toalha, sugira que casa funcionário leve sua própria toalha. O que pode, inclusive, ser uma ajuda ambiental em substituição à tolha de papel.

ADAPTAÇÃO DAS ENTRADAS


ojacare.com.br

  • Um banco para sentar e trocar o calçado

  • Uma prateleira para guardar o calçado que vem da rua

  • Reservar um único calçado para usar dentro de casa

  • Um cesto para roupa que vem da rua logo na entrada

  • Um álcool gel para as mãos e limpeza da maçaneta

  • Um espaço para chave e bolsa (evitando a circulação desses itens que vem da rua no espaço interno)

MAÇANETAS


Principalmente em locais de trabalho que continuam operando, o ideal seria maçanetas possíveis de serem abertas com o cotovelo, sem o uso das mãos

SE EM CASA HOUVER UM CASO SUSPEITO


Isolamento em um cômodo com portas e janelas abertas e uma barreira física em frente à porta como uma mesa ou uma fita na porta. (ótima dica da arquiteta Doris Villas Boas, na cartilha do CAU)


Se possível, destinar um banheiro só para esta pessoa.

Se não for possível, aguardar pelo menos 1 hora para usar o banheiro, borrifar mistura de cândida com água e usar mascara (todos os usuários)

COMUNICAÇÃO VISUAL


Pode ser usado em casa e no trabalho.


pinterest


Placas sugerindo:


  • Álcool gel nas mãos ao entrar

  • Tossir e espirrar com a proteção dos cotovelos, em seguida, promover a higienização

  • Álcool no mouse e teclado ao acabar o expediente de trabalho

  • Lembrar de lavar as mãos adequadamente, incluindo antebraços


MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO


Mantenha em dia a manutenção dos equipamentos de ar condicionado, mas prefira abrir as janelas. Se for optar por um ar condicionado, tenha em mente que o split é o modelo que menos renova o ar (arquiteta Elizabeth Hirth).

EVITAR CONTATO COM METAIS


Substituir lixeiras por modelo de pedal

Se possível substituir torneiras por modelo de sensor ou de pedal (principalmente em ambientes de trabalho)

PROMOVER ILUMINAÇÃO NATURAL


  • Abra as cortinas (se possível retire-as)

  • Abra as janelas

  • Se nada disso resolver, exponha-se ao sol alguns minutos ao dia








Imovelweb.com

Fonte:

https://www.caubr.gov.br/arquitetos-fazem-cartilha-para-colaborar-na-reducao-da-disseminacao-do-coronavirus/

5 visualizações
  • Facebook
  • Instagram