• PR+ Arquitetura

Por que franquias devem contar com o serviço de um arquiteto?

Padronização da marca e segurança para a franquia e seus franqueados são alguns dos benefícios que escritórios de arquitetura homologados podem oferecer

Ao optar por empreender através de uma franquia, o franqueado busca segurança. Segurança de uma marca de peso para o seu negócio, segurança de um suporte de treinamento para a sua equipe, de um parecer técnico quanto ao ponto comercial escolhido e claro, de um plano de negócio consolidado que o norteie de forma bem sucedida diante do seu novo empreendimento.


Se nesse pacote o franqueado não encontrar a oferta de suporte quanto ao projeto de arquitetura para o seu ponto comercial, toda a segurança proporcionada pela marca pode ir por água abaixo, afirma Ana Rodrigues - proprietária da PR+ Arquitetura & Interiores.


Deixar o projeto e a obra da franquia na mão do franqueado, sem contar com o suporte de um escritório de arquitetura homologado pode contribuir para a construção de um espaço que não corresponda as características da marca, suas necessidades e funcionalidades. Tal atitude, não só coloca em risco o sucesso do negócio local, mas também pode prejudicar a marca como um todo, colocando em risco a credibilidade dos demais franqueados.


Um projeto de arquitetura padronizado será sempre responsável pelo reconhecimento da marca em qualquer lugar, basta observarmos como grandes marcas se comportam, não importa em que parte do mundo você esteja, é sempre possível reconhecer a marca de uma cadeia de restaurantes de fast food que usa uma letra "M" ou uma loja de produtos tecnológicos que usa uma maça em seu logo. Este são apenas dois exemplos que demonstram porque é necessário estabelecer um padrão que leve consigo características da marca, sejam elas através de cores, logotipos, comunicação visual, e também através de conceitos, visão e valores, fazendo o cliente reconhecer a marca em qualquer lugar, sabendo exatamente o que vai encontrar em qualquer estabelecimento da rede.


Devem ser considerados fachada, materiais de acabamento, revestimentos, decoração interna e externa, iluminação, mobiliário e design que reflitam a marca e a replique em diversos locais.


O padrão arquitetônico tem que ser adaptável a diferentes tipos e metragens de imóveis, sendo que é muito interessante para a franquia, ter um Manual de Identidade Visual que norteie o franquiado e permita até mesmo que, antes de fechar a franquia, ele já saiba e se programe financeiramente para que seu espaço tenha aquele padrão.


Muitas vezes é interessante que o escritório que desenvolveu o padrão siga com as replicações das franquias, já que foi tudo estudado e pensado. Mas nem sempre isso é obrigatório. Mas é primordial contratar e as vezes até homologar uma lista de profissionais capacitados que conduzam o projeto de franquia com a qualidade exigida no Manual de Identidade Visual e o principal, sem gerar dor de cabeça ao franqueado e ao franqueador.


Se você representa uma franquia ou se já é um franqueado e sente necessidade de padronizar a comunicação da sua marca, entre em contato conosco, teremos grande prazer em ajudar: contato@prmaisarquitetura.com.

25 visualizações

PR+ ARQUITETURA & INTERIORES- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ALAMEDA IRÁE, 375- CJ 07  MOEMA, SÃO PAULO

TEL:5052-6496

  • Facebook
  • Instagram