• PR+ Arquitetura

Como usar espelho na decoração e dar aquele destaque ao ambiente

Fonte: VivaDecora


Embora o espelho seja muito utilizado em projetos arquitetônicos e bastante comum em nosso dia a dia, sua história nos mostra que nem sempre foi assim. Pelo contrário, pode-se dizer que o aumento do uso de espelhos na decoração é relativamente recente. Você tem noção de como ele surgiu e porque ele é tão utilizado na atualidade? Venha e embarque nessa história com a gente!


Acredita-se que a ideia do espelho surgiu a partir do momento em que o homem encontrou uma forma de ver a sua própria imagem através do reflexo na água. Isto é, uma observação que passou a tornar-se um hábito no qual o ser humano teve para conhecer a si mesmo e agregar outros elementos importantes.


Desde então, a compreensão de si mesmo e o processo de dominação do ser humano perante a natureza, levaram à criação dos espelhos. É válido dizer que o primeiro objeto criado para este fim foi desenvolvido na Idade do Bronze, em 3000 a.C. Os povos residentes na região do Irã começaram a polir pedras com areia, com o intuito de refletir a imagem projetada, mesmo que de forma bastante desfocada.

O uso do espelho na arquitetura

Como usar espelho na decoração: Thiago Travesso Casacor 2017

Além de muito útil no cotidiano das pessoas, o espelho é um dos poucos acessórios unânimes na arquitetura. Desde a combinação com todos os estilos de ambientes, ele cai bem em cômodos de todos os tamanhos. As cores e texturas dos espelhos também não são um problema, e além disso, você pode ampliá-los dando um charme a mais aos ambientes escolhidos.


O uso de espelhos na decoração pode ter como função aumentar a sensação de amplitude do ambiente, quanto esconder o que não precisa ser mostrado. Uma viga ou uma coluna fora do lugar, por exemplo. Por isso, o espelho tem sido tão usado na arquitetura e tem se tornado tão querido pelos arquitetos e designers de interiores!


Grandes mostras de arquitetura vem exemplificando bem o uso dos espelhos nesse segmento, tais como a CASACOR. Conhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

Os espelhos na decoração


Como usar espelho na decoração: espelhos com moldura colorida

Já faz tempo que os espelhos vêm sendo considerados uma das peças queridinhas na decoração. Diversos projetos de arquitetura contém esse item quando a ideia é dar aquele toque especial nos mais variados ambientes. Além dos espaços convencionais onde ele costuma ser essencial, como nos quartos e banheiros, é muito comum o uso de espelho como decoração.

 

Para quem busca usar esse item para a decoração da casa, é possível achar várias opções de espelhos decorativos em diferentes tamanhos, acabamentos e formas. Também é possível encontrar no mercado conjunto de várias peças de espelho decorativo, para você mesmo personalizar os ambientes e apostar na criatividade. O que está esperando para colocar a mão na massa?


Como usar espelho na decoração?

Como usar espelho na decoração: restaurante com espelhos

Quando se trata de decoração, os espelhos costumam ser usados para dar destaque às paredes apagadas e sem muita graça. E nada melhor para dar um toque especial aos cômodos da casa usando os tipos de espelhos adequados!


Alguns modelos não possuem a moldura, mas contém os desenhos com recortes, relevos e acabamentos diferenciados, não deixando as peças com uma aparência pesada, fique atento! Levando em conta essa característica, esses tipos de espelho são ideais para os ambientes que já contam com muitos outros elementos decorativos. Uma outra dica importante é usar peças grandes, elas são bastante eficazes para dar uma sensação de amplitude.


Tipos de espelhos mais utilizados

Como usar espelho na decoração: espelho na sala

Apesar da grande variedade de espelhos encontrados no mercado, ainda assim os consumidores não estão em busca apenas da beleza e sofisticação. Eles também esperam que os materiais tenham qualidade e preços acessíveis para o seu bolso.


O primeiro dos espelhos mais utilizados é o clássico retangular, principalmente os verticais, já que eles pegam o corpo inteiro. O que é ideal para quem deseja um espelho para o seu uso tradicional. Mas o modelo retangular horizontal também é bastante utilizado, especialmente para destacar algum objeto ou preencher alguma parede.


Outro tipo de espelho que é muito popular é o redondo (oval), ainda que seja mais moderno e até um pouco mais caro que o retangular. Mas ainda é acessível para os consumidores que não querem gastar muito. Além de ser uma opção que pode ser usada para vários fins, como item de decoração. E para a sua utilização natural é claro, aqueles portáteis que podemos carregar para qualquer lugar que formos.


Dicas de decoração com espelho:

  • O espelho é a principal opção para refletir e ampliar, mas não é só isso. É um recurso decorativo também, pense nisso. As possibilidades de cores, como o espelho bronze e fumê, podem combinar com o restante da decoração.

  • Decida se você quer ampliar ou decorar. Um espelho com poucas divisões ou inteiriço, tem a função de ampliar o ambiente e deixar mais clean. A opção decorativa é quando o espelho é dividido em mais peças formando um mosaico de espelho ou com acabamentos diferenciados como bisotê.

  • Para os banheiros, o espelho é praticamente uma figurinha carimbada. Então, escolha uma solução criativa. Espelho com LED, retangulares ocupando toda a parede, na vertical até o teto que causa um efeito visual de que o banheiro é mais alto. São várias as possibilidades, saia da mesmice.

  • É muito importante entender as dimensões do espelho, pois isso interfere na espessura. Quanto maior a área a ser aplicada é indicado utilizar espelhos de 5mm.

  • Outro detalhe importante, estude e tire medidas do ambiente de aplicação. Caso tenha tomadas, interruptores e outras estruturas presas na parede, será necessário solicitar recortes nos espelhos, em caso de fechamentos de paredes.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram