• PR+ Arquitetura

A NEUROARQUITETURA E O MARKETING OLFATIVO


Você já ouviu falar em neuroarquitetura? Esta ciência está ligada a tudo o que envolve percepções sensoriais através da arquitetura, onde estudamos o impacto que o ambiente pode causar na vida e na percepção das pessoas.

Logo ela pode ter um excelente resultado em vendas se utilizada com sabedoria. O ambiente tem um imenso poder no comportamento e nas emoções das pessoas e a neuroarquitetura nos ajuda a adaptar essas sensações.

De que forma trabalhamos a neuroarquitetura? Trabalhando literalmente os sentidos através do espaço.

O Impacto visual pode por exemplo ser trabalhado através das cores, que tem muito poder de gerar sensações. Tons quentes (laranja, vermelho, amarelo, remetem a energia, trabalho, positivismo). Tons frios (azul, lilás, remetem a calma, tranquilidade).


No caso da loja infantil, a mistura de cores favorece a infância, a imaginação, criatividade, alegria, além de, por si só, chamar a atenção dos pequenos. A iluminação também tem imenso poder no impacto visual, tendo poder de criar atmosferas dentro do espaço.


O Impacto auditivo pode ser trabalhado através da música ambiente. Sons leves e tranquilos, ou sons agitados e empolgantes dependendo do público que se quer atrais. Uma música ambiente pensada de acordo com o conceito da marca, ajuda a traduzir o que se quer levar ao cliente, afetando diretamente a emoção do consumidor.


O impacto sensorial do tato pode ser trabalhado através da temperatura que deve estar agradável. Tirar proveito da ventilação natural quando possível, pode dar uma sensação de contato com o meio externo, de leveza, tornando o ambiente agradável com a entrada de uma leve brisa. A presença de uma área verde dentro da loja também favorece essa sensação, além de ter bom impacto visual.


O olfato também tem sido cada vez mais explorado, através de aromatizadores que deixam no cliente uma memória olfativa, que o faz remeter à loja sempre que sente determinado aroma. Um aroma agradável gera uma sensação de bem estar e logo a memória olfativa do espaço torna-se positivo e o cliente sente vontade de voltar.

Desta forma, transformar seu ponto de venda em um ambiente com experiências sensoriais pode alavancar seu negócio. Trata-se de humanizar o espaço, levar ao cliente sensações naturais do ser humano. Tudo é uma questão de emoção e sensações, que quando são tocados positivamente, levam ao cliente o desejo de querer ter a experiência novamente, favorecendo inclusive, a fidelidade e o retorno à sua loja.


A PR+ Arquitetura & Interiores pode te ajudar a aplicar a neuroarquitetura em sua loja, entre em contato com a gente!

Com um stand de consultoria na Pueri Expo entre os dias 13/06 à 16/06, avaliaremos fotos do seu espaço e te daremos dicas preciosas! Agende sua consultoria pelo e-mail: contato@prmaisarquitetura.com

#varejo #pueriexpo #fit016 #lojainfantil #neuroarquitetura

69 visualizações

PR+ ARQUITETURA & INTERIORES- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ALAMEDA IRÁE, 375- CJ 07  MOEMA, SÃO PAULO

TEL:5052-6496

  • Facebook
  • Instagram