• PR+ Arquitetura

5 Dicas para decorar um apartamento studio de 30m²

Atualizado: 18 de Mar de 2019

Lançamentos ganham força nos bairros centrais de grandes cidades e focam em solteiros, executivos ou divorciados que priorizam mobilidade em vez de espaço.

Quem procura um apartamento novo para morar ou investir, nota que as metragens encolheram. Somente no ano passado, apartamentos com 45 metros ou menos já somavam 42,6% das unidades lançadas na capital paulista e corresponderam a 36,8% das vendas de acordo com o Secovi-SP.


Esses números representam a consolidação de uma forte tendência já observada em grandes metrópoles do mundo e refletem a mudança no perfil das famílias, a valorização da mobilidade e a realidade social e econômica das grandes cidades. Devido a crise econômica e a super valorização dos imóveis, tem sido um desafio cada vez maior encontrar apartamentos espaçosos, com bom preço e bem localizados, tal realidade força moradores e investidores a fazerem escolhas que equilibram, não só a independência, como também a qualidade de vida e, neste aspecto, os studios têm recebido cada vez mais atenção.


Para compensar a falta de espaço, normalmente os condomínios com este tipo de imóvel possuem áreas comuns bem equipadas e cheias de requinte. Em um primeiro momento pode parecer até estranho se imaginar em um imóvel assim mas, quando começamos a nos dar conta no perfil dos moradores e nas possibilidades de economia para quem compra e ganhos para quem utiliza estes imóveis como investimentos, os studios se tornam ainda mais atrativos.


Seja para morar ou como investimento, a decoração de espaços pequenos deve, acima de tudo, ser prática e funcional. Para não errar, a contratação de um arquiteto é essencial para que você torne esse ambiente agradável e que, também o valorize. Afinal de contas, já que a metragem não é o que mais chama atenção no imóvel, outros aspectos devem cumprir esse papel, concorda?


Recentemente fizemos alguns projetos para um cliente estrangeiro que tinha como objetivo alugar seus apartamentos studio para executivos e empresas. Segundo ele, tal estratégia gera menos dor de cabeça e menos inadimplência. (#ficaadica)


Fizemos uma reforma completa de todos eles, desde a troca dos acabamentos, do piso e das paredes, passando pela marcenaria, até a compra de eletrodomésticos. Deixamos todos prontinhos para morar! Um desses studios foi rapidamente alugado para uma multinacional que usou o espaço para um executivo alemão que passaria uma temporada na filial brasileira da empresa e que fazia questão de bom gosto, conforto e excelente localização.


Vamos para as 5 Dicas para decorar um apartamento studio???


1# Planeje! O planejamento é essencial para espaços pequenos. Um bom projeto de arquitetura vai assegurar o melhor aproveitamento de todos os cantinhos do apartamento. Ele vai garantir um design agradável e funcional, assim como evitará a perda de materiais e gastos desnecessários,além de claro, determinar os prazos para a conclusão da obra.


2# Essa é para investidores. Prefira elementos neutros! Não ouse em elementos muito pessoais, chamativos e que definam a sua personalidade. Opte por cores e acabamento mais neutros, que possam dar liberdade a qualquer morador de inserir elementos que permitam que ele personalize o studio do jeito dele, por exemplo com almofadas coloridas, um jogo de cama, etc. Para moradores, atenção as cores também, optem por padrões que ampliem o espaço, a utilização de espelhos é um super truque também.


3# Faça os moveis sob medida! Os moveis sob medidas permitem o total aproveitamento dos espaços e também garantem uma dose extra de criatividade. Você irá se surpreender com as possibilidades. Cuidado para não cair na tentação dos móveis modulados. No 3D tudo fica lindo, mas a adaptação desses móveis em apartamentos pequenos é bem difícil.


4# Capriche na cozinha! Como a cozinha geralmente e integrada com a sala, capriche na cozinha. Luminárias bacanas, revestimentos legais, eletrodomésticos bonitos, uma bela torneira, tudo isso vai ajudar a decorar não só a cozinha mas também a sala e algumas vezes até do quarto, já que muitas vezes os ambientes são completamente integrados.


5# TVs centrais! TVs centrais podem ser um ótimo elemento pra dividir a sala do quarto sem precisar construir parede e ao mesmo tempo fica super funcional, já que 1 única TV atende os 2 ambientes.


Gostou? Está pensando em comprar um apartamento studio para morar ou investir? Entre em contato conosco antes, para podermos apresentar a você algumas ideias super bacanas e originais que tornarão esse seu espaço único e acolhedor. Nós da PR+ arquitetura iremos te ajudar com cada um desses detalhes e sem dor de cabeça!


Um grande abraço!!!

225 visualizações

PR+ ARQUITETURA & INTERIORES- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

ALAMEDA IRÁE, 375- CJ 07  MOEMA, SÃO PAULO

TEL:5052-6496

  • Facebook
  • Instagram