Alameda Iraé, 375 - Conjunto 7 - Moema - São Paulo/SP | e-mail: contato@prmaisarquitetura.com

  • PR+ Arquitetura & Interiores
  • PR+ Arquitetura & Interiores

PR+ Arquitetura & Interiores. Todos os direitos Reservados.

  • PR+ Arquitetura

10 dicas para reformar sua casa morando nela

Atualizado: 18 de Mar de 2019

Informar horários da família, combinar limpeza ao fim do dia e ir por partes são boas pedidas

Durante a reforma nem sempre é possível deixar a casa e hospedar-se em outro lugar. Barulho, poeira e acesso limitado aos pertences são incômodos praticamente inevitáveis. Mas não desanime: adotando algumas medidas simples é possível passar por este período com mais tranquilidade e sem estresse.


Confira dez dicas para reformar sua casa ou apartamento sem ter que se ausentar do imóvel:

1. Planejamento

O primeiro passo é informar sua arquiteta sobre as suas intenções ao reformar o imóvel. Desta forma ela poderá montar um cronograma de reforma que respeite suas necessidades, desejos e possibilidades. Geralmente, este planejamento prioriza a realização da reforma por cômodos, ou seja, um ambiente de cada vez. Neste modelo será mais fácil para os moradores fazerem pequenas adaptações em suas rotinas, diminuindo o impacto da reforma no dia a dia.


2. Informe seus horários É preciso que o cliente deixe claro aos profissionais envolvidos na reforma os seus horários, assim eles podem se adequar à rotina e, portanto, atrapalhar o menos possível. Lembre-se, dependendo do caso várias equipes precisarão trabalhar na reforma e a organização irá fazer com que tudo flua melhor e sem estresse.


3. Lixo no lixo Recomendamos que você combine com o empreiteiro que, no fim do dia, o lixo da reforma seja todo retirado e a casa limpa para receber os moradores, deixando o mínimo possível de rastro da obra.


4. Cuidado com os pertences

Dificilmente os moradores terão acesso a todos os seus objetos durante o período de reforma, por isso, é fundamental que o essencial esteja separado e sempre à mão. O restante dos objetos e roupas deve ser acomodado em caixas.


5. Cuidado com móveis e objetos de decoração Antes de começar o quebra-quebra, todos os objetos devem ser retirados e armazenados em outro cômodo. Móveis maiores, como sofás e estantes, podem permanecer no ambiente, desde que muito bem forrados. O plástico bolha protege melhor os objetos de decoração e, para móveis mais delicados, forrar com papelão e depois com plástico assegura que não haverá pequenos danos”.


6. Cubra as portas Reforma é sinônimo de poeira. Para diminuir o inconveniente, sugerimos cobrir com pano o vão inferior das portas para evitar entrada de poeira nos outros cômodos.


7. Preserve o piso antigo

A troca do piso pode ser a responsável pelo atraso e sujeira da reforma. A sugestão para evitar estes problemas é procurar pisos que possam ser instalados por cima do antigo. Atualmente é possível escolher porcelanatos, laminados e pisos vinílicos que podem ser encaixados ou colados, atendendo a esta necessidade da reforma.


8. Instale o piso por partes

O ideal é que o piso seja instalado primeiro nas áreas de circulação intensa. Isto porque, em muitos casos, é preciso aguardar que o revestimento cole ou assente por completo antes que as pessoas possam pisar livremente neles. Fazendo assim, os impedimentos e incômodos provocados pela reforma serão superados ainda no início da obra.


9. Prepare-se para imprevistos Tenha em mente que imprevistos podem acontecer, por mais que se tenha cuidado. Por isso, é bom se precaver e combinar com o empreiteiro ou pintor um retoque final na pintura depois de instalar os móveis planejados/modulados. No caso do papel de parede, ele deve ser instalado por último, finalizando a reforma.


10. Evite dores de cabeça

Reformar sua casa ou apartamento é um sonho e a impossibilidade de deixa-lo durante as obras não deve ser motivo para que você desista de seguir adiante. Com algumas providências práticas é possível fazer a reforma sem dores de cabeça. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você. Realizamos todo o planejamento da reforma e a melhor forma de realizá-la!


O que você achou destas dicas? Já passou por essa experiência? Compartilhe com a gente!

191 visualizações